CHICO HOMEM DE MELO

Designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde fez graduação, mestrado e doutorado. É sócio da Homem de Melo & Troia Design, um escritório com atuação voltada às áreas da educação e da cultura, onde desenvolve projetos de design editorial e design do ambiente. Entre seus clientes incluem-se editoras, órgãos públicos e instituições culturais. É autor dos livros Linha do tempo do design gráfico no Brasil (em co-autoria com Elaine Ramos), O design gráfico brasileiro -- Anos 60, Signofobia, Os desafios do design e O design como ele é. Procurar dentro da palavra o fluxo de dois séculos de história; gerar uma imagem em sintonia com o movimento da cidade e dos cidadãos.


JOSÉ CARLOS BROD NOGUEIRA

Com formação em Arquitetura, Artes Visuais (pintura) e especialização em Desenho Artístico, é mestrando em Artes Visuais (poéticas) e professor da área de Desenho do Centro de Artes da UFPEL.


LÚCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR

É Designer, nascida em Rio Grande e adora projetar marcas. Professora do Centro de Artes da UFPEL se sente, com todo seu coração, quase pelotense já que tem "a lot of" amores por aqui. Lúcia compartilha esta autoria com Laura Lima (ela ama fotografar barrigas e bebês) e com Taline Velasques (apaixonada por criação e produção gráfica). Ambas são suas alunas.


JOÃO PEDRO AZEVEDO DRUMMOND DE MELLO

Arquiteto pela UFPEL (1983) e Mestre em Conservação Arquitetônica pela Heriot-Watt University/Edinburgh College of Art, Escócia (1986). Com prática independente em Arquitetura, atuou em Portugal, principalmente nas áreas de habitação, hotelaria, projetos de conservação, restauro, design de interiores e acompamhamento e execusão de obras. De volta ao Brasil no final de 2009, foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ucpel e atualmente possui Atelier de Arquitetura em sua residência em Pelotas.


RENATA REQUIÃO

Professora de literatura, escreve e faz desenhos rápidos, de observação, aprendidos na Arquitetura, como esboços e grafias de lugares observados, e de projetos para objetos-ambientes com som/luz/literatura. Gosta das artes domésticas, cotidianas e íntimas, e de conversar. Aqui, mais uma vez se encontra com André Barbachan, como colaborador para a tradução midiática exigida pelo outdoor.




JOSÉ LUIZ DE PELLEGRIN

Doutor em Artes pela ECA/USP. Professor de Pintura do Centro de Artes/Universidade Federal de Pelotas/UFPel desde 1982. - Desenvolve projetos de extensão e em especial curadoria com mostra em espaços alternativos e em museu desde 2002. Diretor do Departamento de Arte da Pró-Reitoria de Extensão/UFPel. Integrante da Comissão de Acervo e da Comissão de Assessoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul/MARGS, do Conselho de Cultura de Pelotas/CONCULT. Subchefe do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo/MALG/UFPEL. Tem produção artística especialmente focada em pintura, mas transita por outros meios e linguagens desde o final dos anos 70 com participação em mostras coletivas, individuais e salões no Brasil e no exterior.


MEMÓRIA GRÁFICA DE PELOTAS

O projeto de pesquisa Memória Gráfica: 100 Anos de Design, lotado no colegiado dos Cursos de Design Gráfico e Digital da UFPel apresenta aqui um fragmento de suas produções, através de obra concebida pelas acadêmicas Camila Wohlmuth, Sibelle Medeiros e Karina Weber, pela mestranda em Educação Chris Ramil e pelas professoras Ana Bandeira e Helena Neves. A escolha das páginas do Diário Popular para representar o grupo ocorreu por este ser um dos nossos objetos de investigação, além da sua trajetória e importância para a cidade que ora completa 200 anos. Em uma abrangência de 100 anos de design, recorte estabelecido pelo grupo, buscamos representar no outdoor a Pelotas tipográfica através do cotidiano impresso, dos meios de reprodução e dos profissionais envolvidos na atividade de composição que, inevitavelmente, perpassam e acompanham a história deste veículo de comunicação.


TIPOPELOTAS

Ana, Carolina e Henrique foram colegas na faculdade de design gráfico da Universidade Federal de Pelotas. Além da profissão, compartilham referências e vontade de fazer coisas.


PET ARTES VISUAIS

Grupo híbrido formado pelos estudantes do Centro de Artes da UFPel, reúne alunos dos cursos de Artes (licenciatura e bacharelado), Design Gráfico e Design Digital. Procura evidenciar tal amálgama em projetos mistos onde o trabalho em grupo prevalece. Produz projetos na área de pesquisa, ensino e extensão.


DESIGNERIA

A Designeria Empresa Júnior é uma empresa gerenciada por alunos dos cursos de Design Gráfico e Digital da Universidade Federal de Pelotas. A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência real de mercado, potencializando o aprendizado em sala de aula.


GUILHERME TAVARES / SULDESIGN ESTUDIO

O Suldesign Estúdio é um projeto de extensão permanente, vinculado aos cursos de design da UFPEL. Iniciado em 2005 pela prof. Lúcia Weymar, é atualmente coordenado pelo prof. Tobias Mülling. Através da oferta de estágios, o estúdio visa fortalecer a formação profissional dos alunos de design. Além disso, realiza o Suldesign: Encontro Sulamericano, cuja proposta é debater e explorar as questões de identidade territorial e cultural no América Latina sob a ótica da arte, design e cultura. Guilherme Tavares, designer gráfico, formado em 2005 pela UFPEL, é Programador Visual do Centro de Artes e diretor de arte no Suldesign Estúdio.



ASNOUM

Acadêmico do Curso de Bacharelado em Artes Visuais e graffiteiro desde 2002. Nascido e criado na cidade de Pelotas realizo meu trabalho pelas ruas da cidade. Em 2009 participei do Lar Doce Lar do Caldeirão do Huck, convidado por Marcelo Rosenbaum (arquiteto do programa) para fazer a decoração interna do Lar Dona Conceição. Desde meu inicio no Graffiti tive o prazer e oportunidade de participar de exposições coletivas e diversos eventos realizados no Estado, além de encontros internacionais de graffiti, como o Street of Styles em Curitiba-PR, BBQ Ironlak Brasil em Florianópolis - SC.